O Natal é a época festiva mais celebrada em Portugal.

Esta comemoração encontra-se bastante relacionada à típica ceia de Natal. Invariavelmente a ingestão de gorduras saturadas e de açúcares refinados excessiva acaba por ser frequente.
E o Natal não se restringe apenas aos dias 24 e 25 de Dezembro, podendo estender-se desde o incio do mês até janeiro, com os jantares de natal entre amigos e das empresas.

Aproveitar esta época festiva não significa comermos de forma excessiva, por isso deixamos aqui sugestões alimentares para ter um Natal mais saudável.

– Reduza a quantidade de açúcar das receitas, utilizando outras alternativas para dar sabor a doces e bolos;

– Substitua os laticínios gordos pelos seus equivalentes magros ou equivalentes menos calóricos. Substitua as natas por natas light, iogurte ou equivalentes;

– Se fizer fritos, retire-lhes a gordura, utilizando papel absorvente e evite a reutilização excessiva de óleos.

Veja as nossas dicas de sobremesas saborosas e saudáveis este Natal =)

Biscoitos de gengibre e canela

Ingredientes:

— 220gr de farinha de aveia;
— 60gr de amêndoas cruas;
— 3 c. sopa de óleo de coco derretido;
— 80ml de leite vegetal (coco, por exemplo);
— 1 c. sopa canela em pó;
— 2 c. chá de gengibre em pó;
— 1 c. chá de fermento para bolos bio.

Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num processador de alimentos juntar todos os ingredientes e triturar até ficar uma massa maleável (se não tiverem um processador de alimentos, triturem primeiro as amêndoas e depois juntem todos os ingredientes secos e por fim os líquidos até formar a consistência desejada).
Colocar a massa entre duas folhas de papel vegetal e esticar com um rola da massa.
Cortar a massa com formas natalícias à escolha.
Levar ao forno por 20 minutos ou até as bolachas estarem douradas.
Deixar arrefecer completamente.
Servir ou guardar num frasco de vidro fechado

 

Aletria 

Ingredientes:

— 100 gr de aletria;
— 4dl de leite magro
— 40g de adoçante;
— 2 gemas;
— Casca de limão;
— Canela.

Modo de preparação:
Cozer a aletria em água durante 5 minutos e escorrer.
Levar o leite magro ao lume juntamente com casca de limão, adoçante e a aletria e deixar cozer.
Depois da aletria estar cozida, e, fora do lume, misturar as gemas previamente batidas.
Levar ao lume apenas para que as gemas cozam ligeiramente.
Servir a aletria polvilhada com canela.

Esta receita é de Ana Ni Ribeiro.