Terapia Neural

A Terapia Neural é uma terapia reguladora que pretende uma modulação do Sistema Nervoso, sobretudo o Sistema Nervoso Autónomo, para que órgãos e tecidos recuperem as suas funções e o corpo alcance um equilíbrio global. Qualquer evento que deixe uma irritação em qualquer fibra nervosa pode interromper a regulação global do organismo e influenciar outros órgãos e tecidos. A terapia neural procura neutralizar essas irritações.


A consulta de Terapia Neural consiste na aplicação de procaína, um anestésico local muito diluído, em locais de possíveis irritações nervosas que sobrecarregam o funcionamento orgânico e podem causar doença e mal-estar. Estes locais são determinados a partir de uma minuciosa história clínica e exame objetivo.


Os principais problemas que levam à procura deste tipo de tratamento são dores crónicas (tanto osteomusculares como viscerais), processos infeciosos de repetição, estados inflamatórios generalizados, alergias, somatizações psicoemocionais (como estados de stress/ansiedade graves), cansaço, entre outros. Tendo em conta que grande parte dos problemas de saúde podem ser melhorados ao regularmos o funcionamento do sistema nervoso, esta técnica terapêutica pode ajudar numa grande variedade de problemas de saúde.

Dra. Rita Xavier
Médica especialista em Medicina Geral e Familiar
Mestrado em Terapia Neural Médica e Odontológica pela Universidade de Barcelona, Espanha 

Scroll to Top