O sono está diretamente relacionado à saúde, ao fortalecimento do sistema imunitário, descanso muscular, boa memória, e outros aspetos não menos importantes. É portanto de particular importância promover a qualidade do nosso sono e para isso devemos considerar algumas aspetos.

Mais do que dormir este processo deve ser encarado como um ritual, no sentido em que começamos a preparar o nosso organismo para o que aí vem, e automaticamente vamos começando a relaxar e a diminuir a atividade.

Ora vejamos o que deve ter em conta para um sono reparador:

1. Durma na escuridão. Quanto mais escuro seu quarto estiver, melhor. Mesmo luzes aparentemente inofensivas como leds podem dificultar a produção de melatonina.

2. Diminua a temperatura do quarto. Estudos comprovam que a temperatura ideal para dormir é de 21ºC. Quartos muito quentes podem levar a um sono inquieto.

3. Remova relógios luminosos do seu alcance de visão. O relógio, além de ser uma fonte luminosa indesejada, como referimos no ponto 1, também é uma fonte de ansiedade quando não se consegue dormir.

4. Vá para a cama antes das 24 horas. Pesquisas mostram que o sono mais reparador é o que ocorre entre as 23 horas e a 1 hora da madrugada. É nesse período que ocorre a maioria da “recarga” do corpo (especialmente do sistema adrenal).

5. Mantenha o mesmo horário de sono. Ao dormir e acordar sempre nos mesmos horários (incluindo fim de semana), o organismo cria um ritmo natural de sono.

6. Estabeleça uma rotina de sono. Criar um “ritual” para antes de dormir ajuda a sinalizar ao corpo que chegou a hora de desligar, tal como já dissemos anteriormente Esse ritual pode incluir cuidados com a pele, respiração, meditação, ou outra “atividade” que ajude a relaxar.

7. Não beba nada 2h antes de ir dormir. Evitar ingerir líquidos antes de ir dormir fará com que não tenha que interromper o sono para ir ao wc.

8. Tome um banho quente antes de dormir. Alivia os músculos e permite que seu corpo relaxe completamente atuando como um sinalizador natural do corpo, de que está na hora de ir para a cama.

9. Não estimule sua mente 1h antes de ir dormir. Evite trabalhar, ou desenvolver atividades mentais antes de dormir. Procure atividades leves e divertidas.

10. Evite fontes luminosas 1h antes de ir dormir. Fontes luminosas (especialmente televisores, tablets, telemóveis) inibem a produção de melatonina pelo corpo, dificultando o sono. Experimente reduzir gradualmente a iluminação na sua casa e verá que o ambiente se torna mais acolhedor e relaxante.

Durma melhor =)

Privacy Preference Center

Funcionalidade

Armazenam informação relativa ao autor de comentários nos artigos e o valor da preferência do utilizador relativa ao idioma.

comment_author_{HASH},comment_author_email_{HASH},comment_author_url_{HASH}, qtrans_front_language

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?