Workshop de Meditação

Um workshop que dá a conhecer e a praticar as instruções para iniciar o nível I do programa:

 “O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria

Um caminho prático para a realização do nosso melhor potencial humano, baseado no treino meditativo da consciência, no cultivo de um bom coração e no despertar da nossa sabedoria inata. É uma via universal, aberta a todos, religiosos, ateus ou agnósticos, composta de exercícios diários, inseridos, para quem desejar, num programa de formação de um ano, ao longo de doze passos mensais.

 

Novas datas brevemente.

 

Introdução – Apresentação do programa O Coração da Vida. Uma Via de Consciência, Bondade e Sabedoria. A importância de viver uma vida com sentido, que nos conduza à realização do nosso melhor potencial.

1º passo: Reconhecer e experimentar o fundo comum de tudo. Introdução à experiência meditativa: o aqui-agora, a motivação, a limpeza dos canais energéticos e os sete pontos da postura, externa e interna. A consciência aberta.

2º passo: Reconhecer e apreciar o imenso potencial da vida humana. Consciência plena do corpo e das sensações físicas, externas e internas. Meditação a caminhar.

3º passo: Reconhecer a mudança contínua e a inevitabilidade da transição. Consciência plena da respiração.

4º passo: Estar atento às percepções, intenções e acções e aspirar a agir pelo bem de todos. Consciência plena dos fenómenos mentais e emocionais (reconhecer, aceitar, ver que são impermanentes e não se identificar).

5º passo: Aspirar à libertação da ilusão e à autodescoberta. Abertura dos cinco sentidos e consciência plena dos fenómenos externos.

Conclusão – Partilha de experiências, instruções para continuar a prática formalmente e na vida quotidiana e dedicatória dos benefícios para o bem de todos.

 

Paulo Borges

  • Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
  • Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013;
  • Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva;
  • Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa;
  • Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética;
  • Coordenador do Seminário Permanente “Vita Contemplativa. Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea”, no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

 

Praticante de meditação desde 1981 e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.

 

As inscrições deverão ser feitas no secretariado do Instituto ou através do geral@medicinaintegrativa.pt.

 

Privacy Preference Center

Funcionalidade

Armazenam informação relativa ao autor de comentários nos artigos e o valor da preferência do utilizador relativa ao idioma.

comment_author_{HASH},comment_author_email_{HASH},comment_author_url_{HASH}, qtrans_front_language

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?