[:pt]A verdade é que são muitos os que se deixam levar pelas crenças enganosas sobre saúde. O corpo humano deve ser visto como um todo – “ Não podemos ver o bosque olhando apenas para as árvores”. Da mesma forma quando se escolhe o devemos comer, é fundamental ter em conta todos os componentes dos alimentos, avaliando os seus aspetos positivos e negativos.
Quando pensamos nos nossos hábitos de vida, devemos considerar a alimentação como uma parte da qual não está dissociado, por exemplo, a prática regular de exercício físico.
Mitos Comuns sobre a alimentação
- Comer iogurte todos os dias melhora a digestão
- Beber sempre leite evita a descalcificação
- Ferva a água da a torneira antes de beber para eliminar o cloro
- Opte pelas vitaminas em suplementos já que a fruta contém muitos hidratos de carbono e calorias
Bons hábitos a adotar
- Beber meio litro de água uma hora antes de cada refeição. O consumo de água melhora o fluxo sanguíneo e contribui para um metabolismo mais eficiente.
- Fazer exercício de respiração acordar. Inspirar, de preferência à janela o ar da manhã, para substituir o ar estagnado durante a noite nos pulmões, por ar fresco.
- Alongar grupos musculares localizados, permitindo ativar a circulação do sangue e o fluxo dos gânglios linfáticos
- Comer fruta fresca antes da refeição e não depois dela, porque facilita as funções gastrointestinais e aumenta o nível de açúcar no sangue, evitando os excessos à refeição.
- Manter horários fixos, para deitar e acordar, porque desta forma a homeostase* do corpo não terá nenhuma sobrecarga.
* é à capacidade de manter a estabilidade das funções desempenhadas pelo organismo humano, ou seja, mantém o corpo em equilíbrio.
É possível melhorar a qualidade de vida adotando hábitos saudáveis e equilibrados. Evidentemente que muitas vezes leva tempo até quebrar velhos costumes, mas a consciência dos benefícios a longo prazo fará com que aos poucos comecemos a ter hábitos mais saudáveis.[:]
Dr. boa noite.Gostaria de saber porque tenho por vezes prorido apesar de estar a ser medicada.Não sei se sou alergica a algum alimento..Obrigada. Helena
Gostaria de saber a sua opinião