A utilização de plantas aromáticas e extratos de plantas, os chamados óleos essenciais, é conhecida como aromaterapia. A utilização das plantas visa promover o bem-estar e a saúde e funciona através do olfato, que é um dos sentidos mais antigos e está ligado ao sistema límbico – o centro emocional do cérebro.

A aromaterapia é frequentemente usada para aliviar os estados de ansiedade e stress, bem como para reduzir os sintomas de várias doenças. A aplicação dos óleos essenciais na pele, através dos quais são absorvidos, podem ser usados na terapia de massagem.

De entre os vários óleos essenciais com efeitos comprovados, destacamos a camomila, para atenuar cólicas infantis e alterações cutâneas; o gerânio, a alfazema e o jasmim na promoção da descontração. A hortelã-pimenta auxilia na digestão e à semelhança do eucalipto pode ser usado para reduzir as infeções do trato respiratório superior, sendo um ingrediente comum dos medicamentos, de venda livre, para a tosse e constipação.

A aromaterapia é eficaz no alívio dos sintomas de várias patologias
  • Stress, ansiedade e insónia
  • Artrite
  • Bronquite
  • Infeções fúngicas
  • Parto
  • Menopausa

Apesar das inúmeras vantagens que a aromaterapia oferece, os óleos essenciais devem ser sempre utilizados com precaução, porque podem ser tóxicos. E nunca devem ser usados internamente, sendo aconselhável consultar um profissional qualificado antes da sua utilização.

Privacy Preference Center

Funcionalidade

Armazenam informação relativa ao autor de comentários nos artigos e o valor da preferência do utilizador relativa ao idioma.

comment_author_{HASH},comment_author_email_{HASH},comment_author_url_{HASH}, qtrans_front_language

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?