“É precisamente a expectativa de sermos perfeitamente felizes que nos faz sermos menos felizes.”

Tal Ben-Shahar

 

A felicidade assenta na correlação dos fatores genética, adaptação e circunstâncias da vida, mas ser feliz não tem apenas que ver com o facto de nos sentirmos contentes e/ou satisfeitos, a felicidade é um estado de espírito que depende da conjugação positiva de vários fatores.

Vários estudos comprovaram que as pessoas felizes têm tendência a funcionar melhor, são mais produtivas, mais saudáveis e vivem mais tempo.

A roda da saúde, criada pela medicina integrativa, estabelece uma relação de dependência entre vários fatores, cujo resultado influencia diretamente o alcance ou não da felicidade. São oito os fatores que compõem a roda da saúde:

Exercício Físico: a prática de exercício físico regular tem um impacto positivo nos estados de humor e estimula a libertação de endorfinas que ajudam no bem-estar. O exercício funciona como um desvio dos pensamentos negativos e a interação social envolvida na prática desportiva contribui para a satisfação pessoal e consequentemente uma melhoria do humor (Smith, 2006)

Ocupação e Lazer: o número de horas de trabalho tem um forte efeito negativo sobre a satisfação, ao invés, o aumento da satisfação com o lazer e a maior frequência de participação em atividades e lazer estão diretamente associados ao aumento da satisfação na vida (Lloyd & Auld., 2002)

Sono e Descanso: várias pesquisas mostram que a privação do sono prejudica drasticamente a memória, a concentração e aumenta os níveis das hormonas de stress. A qualidade do sono é fundamental para a saúde física e emocional (Scott, 2012).

Nutrição: o consumo frequente de frutas e vegetais tem influência sobre o bem-estar, o que, consequentemente, tem impacto no alcance da felicidade.

Meio ambiente: “A natureza é o combustível para a alma”. A pesquisa feita mostrou que as pessoas em contacto com a natureza afirmam sentir-se mais vivas e o facto de recordarem experiências ao ar livre aumenta, significativamente, a felicidade, o bem-estar e a saúde (Richard Ryan, University of Rochester, USA – 2009)

Relacionamento Interpessoal: os relacionamentos saudáveis ajudam a viver mais, a gerir o stress e ajudam a sentir-se mais rico – numa pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, 5.000 pessoas afirmam que duplicando o seu grupo de amigos tem o mesmo efeito sobre o seu bem-estar como um aumento de 50% no seu ordenado. Os estudos demonstram, ainda, que as relações fortes contribuem para uma vida longa, saudável e feliz.

Mente-Corpo: a meditação da compaixão e da bondade pode ajudar a aumentar os níveis de felicidade de forma substancial e por longos períodos de tempo. Segundo o prof. Richard J. David, University of Wisconsin-Madison através da meditação podemos alterar o nosso cérebro intencionalmente.

Autoconsciência: a meditação da compaixão e da bondade pode ajudar a aumentar os níveis de felicidade de forma substancial e por longos períodos de tempo.

Existem alguns princípios importantes e que são fundamentais na caminhada para a conquista da felicidade plena. É importante que sejamos genuínos, é normal e saudável experienciar diferentes tipos de emoções e sentimentos sejam eles positivos ou negativos. No caminho para a felicidade é fundamental direcionarmos as nossas energias para emoções e pensamentos positivos, devemos também aprender a apreciar e agradecer o que temos, e apreender que a nossa felicidade vem de fontes internas.
Em suma, para atingirmos a felicidade e o bem-estar é fundamental manter um ótimo estado de saúde física e mental.

“Entrei nesta casa, já de rosto e corpo cansado, mas esperei serena, pela minha vez…”

(mais…)

Privacy Preference Center

Funcionalidade

Armazenam informação relativa ao autor de comentários nos artigos e o valor da preferência do utilizador relativa ao idioma.

comment_author_{HASH},comment_author_email_{HASH},comment_author_url_{HASH}, qtrans_front_language

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?