A ansiedade é um dos grandes problemas da sociedade moderna e de acordo com a OMS afeta cerca de 30% da população mundial. Este é um dos problemas psicológicos mais comuns e também mais incapacitantes.
Quando o transtorno de ansiedade começar a atrapalhar as suas atividades diárias frequentemente é o momento de procurar ajuda especializada. Os sintomas podem ser diversos.
Distúrbios físicos: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insónia, aumento da frequência cardíaca, alergias, distúrbio do sono, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, síndrome de colo irritável, cistite, dermatoses e esgotamento físico.
Distúrbios psicológicos: apatia, memória fraca, alteração de comportamento, desmotivação, agressividade, irritabilidade, intolerância, instabilidade emocional e ansiedade.
Através da acupuntura é possível diminuir os sintomas de ansiedade, proporcionando um estado de equilíbrio físico e emocional. Os estímulos promovidos pela acupuntura, produzem uma série de reações locais e sistémicas, que resultam no alívio dos sintomas de forma imediata ou progressiva. Ocorre a libertação de substâncias como a endorfina, dopamina e serotonina em várias regiões do cérebro, tendo um efeito calmante, antidepressivo e de relaxamento muscular que atua na melhoria das funções dos orgãos internos.
A libertação de tais substâncias, é um fator muito importante no tratamento de quadros como a ansiedade, depressão, síndrome de pânico, para além de atuar ao nível do controlo de manifestações físicas como palpitação, distensão abdominal e gastrite.
Uma pesquisa recente (Kathleen K.S. Hui, 2010) demonstrou que a acupuntura tem benefícios ao agir em áreas cerebrais, pelo facto permitir a redução da sensibilidade à dor e ao stress, promover o relaxamento e também devido à desativação da região analítica cerebral, que é responsável pelas preocupações excessivas e ansiedade.
A consulta de Medicina Integrativa, desenvolvida pelo Dr. Diogo Amorim, preconiza o diagnóstico deste tipo de problemas bem como o seu tratamento desde a primeira consulta. É utilizado o recurso à acupuntura médica, orientações dietéticas e outras terapias que sejam consideradas adequadas ao tratamento de cada paciente.