Treino-Autogéno-psicologia-psicólogo-psiquiatria-psiquiatra-Treino Autogéno

TREINO AUTOGÉNO: ORIGEM, INDICAÇÕES, BENEFÍCIOS E COMO PRATICAR

O Treino Autogéno é uma terapia comprovada cientificamente com benefícios clínicos demonstrados em variadas áreas da medicina e particularmente no tratamento da ansiedade, da depressão, esgotamento físico e mental, insónia e outras patologias do sono, e ainda no que diz respeito a melhorar o desempenho cognitivo na vida académica ou profissional.

Esta terapia de Auto-Hipnose é utilizada para redução do stress, tensão e fadiga e apresenta ótimos resultados no tratamento da ansiedade e depressão, perturbação do sono e stress elevado, comprovados cientificamente ao longo dos anos em diversos estudos internacionais. (The British Autogenic Society : https://www.autogenic-therapy.org.uk/about-autogenic-therapy/ e Autogenic Training in Journal Articles : https://www.autogenic-therapy.org.uk/journal-articles/ ).

O Treino Autogéno permite que a pessoa seja o agente ativo da sua cura e manutenção do bem-estar psíquico, uma vez que após seis a dez sessões com o apoio da médica psiquiatra, a pessoa poderá realizar o Treino Autogéno sozinha. Com a prática desta terapia há alterações cerebrais que são observadas em exames neurofisiológicos, sentido a pessoa os benefícios logo após poucas sessões.

O que é o Treino Autogéno?

O Treino Autogéno é uma terapia de Auto-hipnose, em que através de uma hipnose autoinduzida, nomeadamente através da repetição de um conjunto estruturado de visualizações mentais (como por exemplo uma luz amarela) e de perceções físicas (como por exemplo as pernas pesadas ou o ritmo cardíaco lento), se alcança uma resposta psicofisiológica de relaxamento profundo.

Ao contrário do que acontece com outras práticas de hipnose, através do Treino Autogéno a pessoa constitui uma parte ativa no seu próprio tratamento, não ficando dependente do Terapeuta para o seu processo de cura ou manutenção de bem-estar.

Este treino requer um período de aprendizagem dos seis exercícios, no entanto é muito fácil de aprender e de memorizar para que posteriormente o possa colocar em prática sozinho no seu dia-a-dia. O Treino Autogéno permite práticas curtas, rápidas, em locais calmos ou agitados, com excelente eficácia na redução de sintomas induzidos pelo stress e tratamento de diversas perturbações do foro psíquico.

Em que situações está indicado o Treino Autogéno?

Ao nível cognitivo, mental e psíquico, o Treino Autogéno está indicado em casos de:

  • Depressão ligeira a moderada
  • Perturbação de Ansiedade
  • Perturbação do Sono
  • Níveis elevados de stress no dia-a-dia
  • Necessidade de Melhoria do desempenho profissional / escolar / académico

Embora esteja indicado nas situações acima descritas, o Treino Autogéno constitui uma técnica utilizada nas diversas áreas da medicina para melhoria patofisiológica de diferentes doenças, nomeadamente, asma brônquica e hipertensão arterial. Desde 2016 que a Sociedade Europeia de Cardiologia recomenda o Treino Autogéno na prevenção de problemas cardiovasculares em pessoas que apresentem fatores de risco psicossociais.

O Jornal Internacional de Dermatologia desenvolveu ainda um estudo que evidenciou que através do Treino Autogéno existe uma melhoria ao nível do envelhecimento da pele em mulheres na menopausa.

Quais as contra-indicações no Treino Autogéno ?

O Treino Autogéno não deve ser praticado por crianças com menos de 5 anos, sendo que em alguns países já começou a ser utilizado desde o ensino pré-escolar para melhorar a inteligência emocional das crianças, ensinar estratégias de autorregulação e melhoria do seu desempenho escolar e social.

O Treino Autogéno está contraindicado em pessoas em estado agudo de psicose ou descompensação de um transtorno de personalidade.

Quais os benefícios do Treino Autogéno?

O Treino Autogéno revelou inúmeros benefícios a vários níveis, nomeadamente:

  • Melhoria da qualidade do sono
  • Aumento e regularização do padrão do sono
  • Aumento da capacidade de concentração
  • Relaxamento rápido e eficaz em situações difíceis e stressantes do quotidiano
  • Equilíbrio emocional
  • Equilíbrio corpo-mente
  • Aumento do rendimento em diferentes atividades
Origem: Como surgiu  Treino Autogéno?

O Treino Autogéno foi criado pelo médico psiquiatra alemão Johannes Heinrich Schultz (1884-1970) no início do século XX. Durante o tratamento dos seus doentes o doutor Schultz verificou que esta terapia de relaxamento era muito eficaz perante grandes níveis de stress, depressão, perturbações do sono e estados de ansiedade. Com o Treino Autogéno muitos doentes deixavam de precisar do tratamento farmacológico ou pelo menos deixavam de ser necessárias doses tão elevadas no que respeita à toma de fármacos. O Dr. Schultz verificou também que depois de aprenderem a técnica conseguiam eles mesmos, sozinhos, realizar a terapia no seu dia-a-dia.

Quais os princípios básicos do Treino Autogéno?

O Treino Autogéno é baseado em três princípios principais:

  • Redução da estimulação exterocetiva (aquela que provem de estímulos do exterior do organismo) e propriocetiva (aquela que provem de estímulos originados nos músculos, tendões e outros órgãos internos);
  • Repetição mental das fórmulas verbais;
  • Concentração passiva, isto é, a pessoa ser capaz de se concentrar nas suas sensações internas sem distração por estímulos externos e permitir que as sensações vão ocorrendo sem manipular as mesmas.
Neurofisiologia: Que alterações ocorrem no cérebro com o Treino Autogéno?

Em diferentes estudos observou-se no Eletroencefalograma – EEG que com a prática do Treino Autogéno há uma redução da atividade cerebral ao nível reticulo-cortical e cortico-talamico, tal como alterações funcionais em estruturas cerebrais ligadas ao sistema reticular, nomeadamente, ao nível do hipotálamo, sistema límbico, núcleo rubro e globo pálido. Também foi possível observar que durante a prática do Treino Autogéno as ondas eletrofisiológicas cerebrais são semelhantes às encontradas nos estádios iniciais do sono.

De que forma pode ser praticado o Treino Autogéno?

O Treino Autogéno pode ser praticado em sessões de terapia de grupo ou individualmente, com a supervisão de um médico psiquiatra especialista em Treino Autogéno que o irá guiar na terapia e ensinar todos os passos para que futuramente seja capaz de realizar o Treino Autogéno sozinho.

Posteriormente, após seis a dez semanas poderá passar a praticar sozinho, em casa ou no local de trabalho, sempre que sentir necessidade ou como prática preventiva.

Quanto tempo dura uma sessão de Treino Autogéno?

Inicialmente deve ser praticado sempre na presença de um médico psiquiatra especialista, em sessões que duram de 30 a 60 minutos. Posteriormente, sozinho, pode fazer práticas de apenas 5 minutos, reduzindo o número de repetições de cada exercício, ou como práticas completas de 30 a 60 minutos.

Onde pode ser praticado o Treino Autogéno?

No Instituto de Medicina Integrativa, na consulta de Psiquiatria é acompanhado por um Médico Psiquiatra, poderá aprender as técnicas do treino autogéno que lhe permitirão posteriormente realizá-lo sozinho.

Treino-Autogéno-psicologia-psicólogo-psiquiatria-psiquiatra-Treino-Autogéno

Artigo escrito por Dra. Ana Isabel Gomes Médica especialista em Psiquiatria e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

 

 

Scroll to Top