Qigong terapêutico

[:pt]

O Qigong Terapêutico foi o primeiro a ser praticado e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, sendo usado para fins terapêuticos,  foi criado para melhorar a vitalidade e a saúde, sendo uma forma de influenciar e dirigir o “Qi” para benefícios do próprio praticante ou de terceiros. Para isso, utiliza-se o movimento, a respiração, o som e a visualização.

O Qigong medicinal pode ser usado isoladamente, ou como um complemento da acupunctura. Podem ser prescritos determinados exercícios ao paciente, adaptados ao seu quadro clínico, ou pode ser efectuado um tratamento que mobiliza, energiza e desbloqueia o fluxo de “Qi”, que por sua vez, aumenta os benefícios terapêuticos da acupunctura.

Alguns textos mais tradicionais aconselham os acupuntores a praticarem exercícios de Qigong como forma de aumentar a sua vitalidade.

O Qigong medicinal pode ser usado isoladamente, ou como um complemento da acupunctura. Podem ser prescritos determinados exercícios ao paciente, adaptados ao seu quadro clínico, ou pode ser efectuado um tratamento que mobiliza, energiza e desbloqueia o fluxo de “Qi”, que por sua vez, aumenta os benefícios terapêuticos da acupunctura.aula aberta de Qigong Essencial

Alguns textos mais tradicionais aconselham os acupuntores a praticarem exercícios de Qigong como forma de aumentar a sua vitalidade.

Num estudo randomizado e controlado com 162 elementos, financiado pela Universidade de Sydney – Austrália, avaliou-se o uso do Qigong Medicinal em comparação com os cuidados habituais para melhorar a qualidade de vida de pacientes com cancro. Demonstrou-se que o grupo de Qigong Medicinal melhorou significativamente a qualidade de vida geral, a fadiga, a perturbação de humor e a inflamação, em comparação com o grupo dos cuidados habituais.

Outro estudo de longo acompanhamento durante 30 anos com 242 pacientes hipertensos divididos em grupo de Qigong (n=122) e em grupo de controlo (n=120), onde todos receberam terapia medicamentosa para controlar a hipertensão, mas somente o grupo de Qigong praticava 30 minutos de exercícios de Qigong duas vezes ao dia. O mesmo demonstrou que a mortalidade acumulada foi 25,41% no grupo de Qigong e 40,79% no grupo de controlo. A incidência de acidente vascular cerebral (AVC) foi de 20,49% e 40,73%, e taxa de mortalidade por AVC foi 15,57% e 32,50%, respectivamente. Estes resultados indicam que o Qigong tem potencial para prevenir acidentes vasculares cerebrais e prolongar a vida. Os pesquisadores relataram ainda que, num período de 20 anos, a pressão arterial do grupo de Qigong estabilizou, enquanto a do grupo de controlo aumentou.

O Curso WMQ Técnicas de Tratamento Nível I nos dias 11 e 12 de Junho, com o Mestre Tan, um dos maiores mestres mundiais, é direcionado a todos que tenham feito o nível anterior.

Tratamento a Outros

  • WMQ – Técnicas de tratamento Nível I – 2 dias

Para fazer este curso é necessário ter frequentado o Curso Intensivo de Qigong Essencial.

Dr. Diogo Amorim
Diretor do Instituto de Medicina Integrativa

[:en]Já conhece as nossas aulas de Pilates Clínico?

Todas as Segundas e Quartas-feiras temos aulas orientadas por uma fisioterapeuta.

Venha experimentar![:]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top