[:pt]
A diabetes é uma doença silenciosa, o que significa que geralmente, se não forem feitos exames médicos, a pessoa pode não ter consciência de que tem esta condição.
A diabetes caracteriza-se pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, a hiperglicemia. A hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) no caso da Diabetes, deve-se em alguns casos à insuficiente produção, noutros à insuficiente ação da insulina e, frequentemente, à combinação de ambos os fatores.
De acordo com o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, cerca de 44% das pessoas ainda não terá sido diagnosticada com a doença.
Há uma diferença estatisticamente significativa no predomínio da diabetes entre os homens (15,9%) e as mulheres (10,9%). Verifica-se ainda a existência de um considerável aumento da prevalência da doença com a idade, mais de um quarto das pessoas entre os 60-79 anos tem diabetes.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da Diabetes são:
- Excesso de peso e obesidade
- Ingestão de açúcar e gordura em excesso
- Sedentarismo
- História familiar e herança genética
- Alcoolismo
- Pré-Diabetes
- Diabetes gestacional prévia
- História de doença cardiovascular prévia
Para tal a prevenção da diabetes, para quem tem um ou mais fatores de risco, e que não tenha a doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames de diagnóstico, regulares.
Para quem tem o diagnóstico de Diabetes, o controlo da doença é um fator igualmente importante, para uma maior qualidade de vida.
- Adotar uma Vida Saudável:
- uma alimentação equilibrada
- praticar exercício físico regularmente
- Controlar a Diabetes:
- avaliar periodicamente os níveis de glicémia no sangue
- controlo da hipertensão arterial e da dislipidémia
- vigilância periódica dos órgãos mais sensíveis (retina, nervos, rim, coração, etc)
- tomar a medicação, quando prescrita pelo médico
[:]