Como posso reforçar o meu sistema imunitário?

[:pt _i=”0″ _address=”0″ /][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.47″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.4.1″]

Que mudanças posso fazer no meu estilo de vida para obter uma eficaz resposta do meu sistema imunitário? Podemos afirmar que o primeiro passo é escolher um estilo de vida saudável. Destacam-se as principais indicações:

– Não fumar

– Fazer uma dieta rica em frutas e legumes

– Fazer exercício físico regularmente

– Gerir as suas emoções e a ansiedade

– Dormir adequadamente

– Higiene corporal, nomeadamente a lavagem das mãos com frequência

– Se beber álcool, beba com moderação

Que alimentos posso comer para reforçar o meu sistema imunitário? Devo aumentar a ingestão de vitaminas e minerais através de suplementos?

De facto a melhor maneira para obter vitaminas e minerais é através de uma dieta equilibrada, com frutas, legumes, grãos integrais e fontes de proteína magras, além de gorduras saudáveis, como nozes e azeite. O ideal será suprimir as necessidades do nosso corpo de vitaminas e minerais através da nossa dieta, contudo a suplementação pode estar indicada em determinados casos. Fale com o seu médico para lhe indicar o melhor suplemento tendo em conta o seu quadro clínico.

Existem algumas vitaminas e minerais que desempenham um papel importante na manutenção do sistema imunitário, tais como vitamina B6, vitamina C, vitamina E, magnésio e zinco. Segue-se uma lista com exemplos de alimentos com estes micronutrientes:

Vitamina B6 Cereais, Banana, Frango, Salmão, Avelã, Nozes
Vitamina C Tomate, Citrinos, Brócolos, Kiwi
Vitamina E Sementes de girassol, Óleo de girassol, Avelã, Azeite, Amendoim, Amêndoa
Magnésio Sementes de abóbora, sésamo e linhaça
Zinco Ostras, Peru, Sementes de abóbora, Amêndoa

Fonte:

Merz, B. (2016). Micronutrients Have Major Impact on Health. Harvard Health, Sept.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][: _i=”2″ _address=”2″ /]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top