[:pt]
A acupuntura deriva das palavras latinas acus, que significa uma agulha, e puntura, que significa picada ou perfuração e baseia-se na inserção de finas agulhas em pontos específicos do corpo para estimular ou equilibrar o organismo.
Esta técnica surgiu na China há mais de 5000 anos e atualmente é reconhecida em Portugal pela Ordem dos Médicos.
A acupuntura tem benefícios comprovados em várias situações clínicas. De acordo com um estudo realizado na Alemanha, a pacientes que apresentavam dores de cabeça, verificou-se que mais de metade notou uma redução significativa na frequência da dor.
Por outro lado, na Dinamarca, um estudo publicado pela Fertility and Sterility, relata que a acupuntura tem efeitos benéficos para a fertilidade feminina. Esta técnica ajuda a reduzir o stresse, aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos, ajudando ainda a normalizar a ovulação, factores necessários para o sucesso da concepção.
No Instituto de Medicina Integrativa dispomos de médicos com competência em acupuntura médica que aliam o melhor da medicina convencional com os benefícios das terapêuticas não convencionais.
[:]