O que é a Medicina Integrativa?
A Medicina Integrativa representa uma abordagem inovadora na área da saúde, caracterizada por uma relação de parceria entre os pacientes e os profissionais de saúde. Nesta abordagem, os pacientes, na vez de adotarem uma postura passiva, são encorajados a participar ativamente no seu processo de cura e manutenção da saúde. Na Medicina Integrativa, existe um diálogo aberto e contínuo, e os pacientes são informados sobre as diversas opções de tratamento e prevenção disponíveis para a sua condição específica. Juntos, pacientes e profissionais de saúde analisam os prós e contras de cada opção, trabalhando em conjunto para chegar a um plano de tratamento que seja mais benéfico e adequado às necessidades individuais do paciente.
O sucesso destes planos integrados de saúde baseia-se na relação de confiança e respeito mútuo, com a compreensão de que cada individuo tem uma significativa capacidade inata de cura, que deve ser apoiada e valorizada, independentemente das condições de saúde iniciais.
Além disso, a Medicina Integrativa une o melhor de dois mundos, ao combinar as práticas da medicina convencional com as abordagens das terapias complementares. Esta integração cuidadosa inclui a utilização de testes diagnósticos e tratamentos da medicina convencional em conjunto com uma seleção criteriosa de técnicas terapêuticas complementares que demonstram evidência científica. Entre estas, destacam-se a medicina tradicional chinesa, acupuntura, quiroprática, osteopatia, uso de plantas medicinais, suplementos alimentares, e técnicas de bem-estar mente-corpo, como pilates, yoga, Qi Gong e meditação. Tais práticas, escolhidas por seus benefícios amplamente documentados e reconhecidos, proporcionam uma abordagem holística à saúde, enfatizando o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito no processo de cura e bem-estar geral.
Quem pode beneficiar da Medicina Integrativa?
A Medicina Integrativa pode ser benéfica para todas as pessoas mesmo para as mais saudáveis, pois atua a nível preventivo, tendo como objetivo um ótimo estado de saúde. A medicina integrativa pode ajudar a encontrar alívio para diversas condições de saúde, tais como:
- Doenças autoimunes.
- Dor aguda e crónica
- Distúrbios de ansiedade.
- Depressão
- Cefaleias (dores de cabeça) e enxaqueca.
- Alterações musculares e osteoarticulares (tendinite, dor ciática, lombalgia, cervicalgia, problemas de coluna, capsulite adesiva ou “ombro congelado”
- Disfunção sexual não orgânica.
- Fadiga Crónica.
- Fibromialgia
- Infertilidade
- Perturbações do sono (insónia)
- Alterações gastrointestinais (obstipação, síndrome do cólon Irritável,…)
- Alergias
- Asma
- Sinusite
- Controlo dos efeitos adversos dos tratamentos oncológicos convencionais (náuseas, vómitos, neuropatia periférica induzida pela quimioterapia,…)
- Outras patologias
Quais os benefícios da Medicina Integrativa?
A Medicina Integrativa visa estimular a capacidade natural de cura do corpo. Ajuda a reduzir o stress, a promover um estado de relaxamento e consequentemente o paciente pode usufruir de uma melhor saúde. Quando o individuo se sente envolvido no seu próprio processo de cura, está mais habilitado a fazer mudanças positivas no seu estilo de vida.
Quais são os riscos da Medicina Integrativa?
O principal risco para os pacientes é a escolha de profissionais não qualificados, podendo conduzir a um erro de diagnóstico e de tratamento, assim como, a interações entre o tratamento convencional e a suplementação e/ou fitoterapia.
O que pode encontrar no Instituto de Medicina Integrativa?
O Instituto de Medicina Integrativa, em Coimbra, fundado em 2011, é conhecido por praticar a medicina integrativa, através de consultas individuais e também com investigação na área, como por exemplo o estudo Integrative Medicine in Anxiety Disorders.
Este espaço dirige-se à pessoa no seu todo, oferecendo a melhor das abordagens no que diz respeito aos cuidados de saúde, criando um plano personalizado para otimizar a saúde individual, incentivando os pacientes a experienciarem um papel ativo no seu processo de tratamento.
Alguns dos serviços oferecidos pelo Instituto de Medicina Integrativa são acupuntura, massagem terapêutica, pilates clinico, osteopatia, quiroprática, nutrição, terapia mente-corpo, psicologia, psiquiatria, medicina dentária, pediatria, cosmética natural, terapias energéticas e outras terapias complementares. O objetivo é fornecer uma gama abrangente de opções de cuidados de saúde, personalizados para atender às necessidades individuais de cada paciente.