Obesidade Infantil e Juvenil
A obesidade infantil e juvenil é hoje um dos grandes desafios de saúde pública, que afeta cada vez mais crianças e adolescentes a nível global. Na maioria dos casos, o excesso de peso não resulta de qualquer doença específica, mas sim de hábitos de vida desequilibrados, que combinam erros alimentares e baixos níveis de atividade física.
A intervenção precoce faz toda a diferença. Na nossa “Consulta de Obesidade Infantil e Juvenil”, oferecemos uma abordagem personalizada, centrada não só na criança, mas também no seu contexto familiar. Acreditamos que é fundamental envolver a família no processo de mudança, reforçando comportamentos saudáveis e criando um ambiente que promova o bem-estar físico e emocional da criança/jovem.
Esta consulta engloba a avaliação clínica e diagnóstica, a educação alimentar e o apoio ao desenvolvimento de rotinas diárias mais equilibradas — sempre com empatia e foco na realidade de cada família.
Dra. Susana Nobre
Concluiu a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Realizou o Internato Complementar de Pediatria no Hospital Pediátrico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Obteve o grau de Especialista em Pediatria em 2012. É aluna do Programa de Doutoramento em Medicina da FMUC. Fez formação pós-graduada em hepatologia (doenças do fígado) e transplantação hepática pediátrica na Unidade de Fígado do King´s College Hospital, em Londres, no Reino Unido.
Trabalha como Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria no Hospital Pediátrico de Coimbra, na Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica e de Adultos (pólo pediátrico). É o elemento de referência na área da Hepatologia para os Hospitais Distritais da zona centro, integrando a Unidade Coordenadora Funcional (UCF). É também Pediatra integrante do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do CHUC, tendo feito formação em doenças metabólicas.
É autora e co-autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Apresenta, frequentemente, trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais. É investigadora em projetos de investigação científica. Participa, regularmente, como palestrante e formadora em congressos, cursos e sessões de formação para profissionais de saúde. Participa na organização de eventos científicos. É revisora em revistas científicas nacionais. É orientadora de trabalhos de mestrado integrado de alunos da Licenciatura em Medicina da FMUC. É arguente e elemento de júri de avaliação de teses de mestrado.