Neurofeedback Terapêutico
O Neurofeedback é definido como um treino de biofeedback, no qual se mede a atividade neural do paciente, permitindo a sua modulação por auto-regulação cerebral, consoante o objectivo terapêutico. As ondas cerebrais são captadas com o auxílio do electroencefalograma (EEG), através da colocação de eléctrodos no couro cabeludo e convertidas, por uma interface, num feedback visual, auditivo ou táctil, em tempo real. É uma terapia não-invasiva e indolor.
No nosso dia-a-dia, não se tem controlo sobre as ondas cerebrais pois não há consciência das mesmas, mas o neurofeedback dá a oportunidade de observar a sua atividade em tempo real e assim modelá-las e reequilibrá-las , de forma a promover um melhor equilíbrio físico, mental e emocional.
Esta intervenção terapêutica é conhecida por atuar em diversas áreas, nomeadamente, no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), epilepsia, enxaquecas e cefaleias, dislexia e outros transtornos da aprendizagem, transtornos do espectro do autismo, e ainda em doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Cada vez surgem mais estudos que comprovam o efeito do Neurofeedback em diversos distúrbios mentais e emocionais.
O neurofeedback está indicado, tanto para adultos, como para crianças.
Dra. Cláudia Quintans
Psicóloga com intervenção na área do Neurofeedback terapêutico
Para saber se esta intervenção terapêutica está indicada para si, agende uma consulta de avaliação.