Medicina Integrativa
A Medicina Integrativa alia o melhor da medicina convencional aos benefícios das terapêuticas não convencionais. Esta nova visão da saúde e do paciente considera a pessoa na sua plenitude e reafirma a relação de confiança e o compromisso entre o paciente e o profissional de saúde, tendo sempre em conta a individualidade de cada ser humano.
O objetivo principal é alcançar um ótimo estado de saúde e vitalidade e, nesse sentido o Prof. Doutor Diogo Amorim elaborou uma roda da Saúde de Medicina Integrativa baseando-se nos centros de referência em Medicina Integrativa, entre eles o Arizona Center for Integrative Medicine, Duke Integrative Medicine e o Royal London Hospital for Integrated Medicine.
O Círculo Verde externo representa a intervenção direta dos profissionais de saúde através de Tratamentos Convencionais, Não Convencionais e da Medicina Preventiva. Refere-se ao diagnóstico e ao tratamento numa abordagem integral da medicina.
O Círculo Azul representa a participação direta do paciente através de estratégias para melhorar e manter a sua saúde, assumindo ainda aqui ainda uma grande importância os profissionais de saúde como guia.
O Centro Branco representa a autoconsciência do paciente, da sua saúde, dos seus pensamentos e emoções que lhe permite ouvir os primeiros sintomas antes da manifestação da doença.
Relacionamento Interpessoal
O Homem é por natureza um ser relacional, assumindo os relacionamentos positivos uma grande importância no que respeita ao nosso equilíbrio psíquico e emocional. Um dos sinais típicos de depressão é o isolamento, sendo muito importante a construção de relações de apoio para um excelente estado de saúde e para a recuperação de muitas doenças.
Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade
Todos os seres humanos são naturalmente espirituais. A espiritualidade pode resultar não só da religião, da fé e da oração, mas também, da meditação, da compaixão, do amor, do perdão, da natureza, das artes, e de todas as experiências que permitam a transcendência do ser humano. Sente-se realizado? O que o motiva? Consegue definir um propósito de vida? É muito importante que se conheça bem a si próprio, de modo a canalizar as forças para enfrentar os desafios da sua saúde.
Mente-Corpo
A conexão entre o corpo e a mente é essencial para que o ser humano possa encontrar o equilíbrio e a cura. O nosso estado de espírito e a perceção dos acontecimentos influenciam diretamente o processo e a capacidade de reação do organismo ao stress. Através da meditação, de técnicas de respiração e de relaxamento é possível estimular as defesas do corpo e reduzir a tensão física e mental. Cultive essa harmonia entre o corpo e a mente para proteger a sua saúde.
Exercício e Movimento
O corpo humano está concebido para a ação. A falta de exercício está diretamente relacionada com doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose, entre outras. Apenas trinta minutos de exercício diário podem melhorar consideravelmente a sua saúde e qualidade de vida.
Ocupação e Lazer
O ser humano tem necessidade de participar em atividades que lhe permitam exercer a sua capacidade criativa e intelectual, quer no trabalho, quer no lazer. Para além de estimular a atividade física e mental, ter uma ocupação pode ajudar a combater o isolamento e a estabelecer relações de cooperação social. Procure um hobbie que o complete e o faça sentir realizado.
Sono e Descanso
Para além da necessidade de descanso, durante o sono ocorrem vários processos metabólicos capazes de manter o organismo em equilíbrio. A insónia e a irregularidade do descanso conduzem muitas vezes à irritabilidade, à desconcentração e à depressão. Procure ter horas de descanso regulares e num ambiente tranquilo.
Nutrição
Um corpo e uma mente saudáveis dependem em grande medida de uma dieta rica e adequada. A origem dos alimentos, a sua confeção e a quantidade ingerida são determinantes para uma refeição equilibrada. Aprenda a comer de forma consciente e opte por uma dieta equilibrada e adaptada ao seu estilo de vida.
Meio ambiente
O ambiente que nos rodeia influencia diretamente a nossa saúde e bem-estar. A poluição sonora e ambiental, dentro ou fora de casa, pode provocar stress, insónia e perda de audição. Procure um ambiente tranquilo para trabalhar e descansar e elimine os aspetos negativos.