O momento que os portugueses mais anseiam durante o ano: as escassas férias de verão que passam num abrir e fechar de olhos. Sabem bem, mas é inevitável saberem a pouco.

A dedicação ao trabalho está no “modo pausa”, não são permitidas preocupações nem pensamentos que o englobem. Está na hora de relaxar, descontrair, fazer o que bem lhe apetecer e usufruir junto daqueles que mais gosta.

Quer sejam em família, com amigos ou românticas, há que deixar todas as preocupações em casa, não sendo permitida a sua entrada no seu destino de férias, pois não queremos que o momento de lazer e descontração mais esperado do ano se transforme em stress e ansiedade.

Para que vá de férias e consiga deixar o stress e as preocupações em casa, damos-lhe algumas dicas para que o consiga fazer mais facilmente.

  • Planeie umas férias à sua medida. Neste caso, à medida do seu orçamento e daquilo que está disposto a gastar. Não gaste mais do que aquilo que pode e do que aquilo que pretende, evitando assim stress durante e pós-férias devido a gastos desnecessários que o farão arrepender-se.
  • Não faça programas que por algum motivo podem não se realizar. Deixe o dia fluir, aproveite a maré da descontração e faça o que lhe apetece nesse mesmo momento;
  • Esqueça a rotina, evite-a, seja livre durante estes dias.
  • Não crie expectativas, assim evitará frustrações. Seja positivo!
  • Mantenha alguns hábitos que criou no seu período de férias quando voltar à rotina do trabalho. Um almoço mais rápido, uma ida ao cinema, beber café ou simplesmente um bocadinho de conversa com os amigos e família, são coisas que pode manter no seu dia a dia que o ajudarão a aliviar o stress da rotina diária.
  • Coma de forma saudável e saborosa, faça exercício físico.
  • Guarde um tempinho para si.

Tente não pensar constantemente que as férias são curtas e que estão a chegar ao fim, desfrute, aproveite!