Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa consiste numa nova abordagem médica que alia o melhor da medicina convencional com os benefícios das terapêuticas não convencionais. Contudo, a medicina integrativa não é apenas a soma destas, é uma nova visão da saúde e do paciente, considera a pessoa na sua plenitude, reafirmando a relação de confiança e compromisso entre o paciente e o profissional de saúde. Na abordagem integrativa é essencial ter em conta a individualidade de cada ser humano. O objetivo principal é alcançar um ótimo estado de saúde e vitalidade. Neste sentido, o Dr. Diogo Amorim elaborou uma Roda da Saúde de Medicina Integrativa, baseada nas estruturas usadas por centros de referência em Medicina Integrativa, tais como: Arizona Center for Integrative Medicine, Duke Integrative Medicine, e Royal London Hospital for Integrated Medicine. Segue-se abaixo a sua apresentação.

 

O círculo de cor verde (círculo externo) representa a intervenção direta dos profissionais de saúde através de Tratamentos Convencionais, Não Convencionais e da Medicina Preventiva. Refere-se ao diagnóstico e ao tratamento numa abordagem integral da medicina. O círculo azul representa a participação direta do paciente através de estratégias para melhorar ou manter a sua saúde. Todavia, os profissionais de saúde têm também um papel fundamental nesta área, instruindo e guiando o paciente. O centro branco da Roda da Saúde representa a autoconsciência do paciente. A consciência que tem de si próprio, do seu corpo, mente e espírito. A consciência da sua saúde, dos seus pensamentos e das suas emoções. É esta consciência que lhe permite ouvir o “murmúrio antes do grito”, ou seja, ouvir os primeiros sintomas do seu corpo antes da manifestação da doença.

Relacionamento interpessoal

O Homem é por natureza um ser relacional. Os relacionamentos positivos são de grande importância para o nosso equilíbrio psíquico e emocional. Um dos sinais típicos de depressão é o isolamento. A construção de relações de apoio é fundamental para um excelente estado de saúde e para a ajuda na recuperação de muitas doenças. Tem pessoas que o apoiam e ajudam? Tem consciência da qualidade dos seus relacionamentos? Estas questões são essenciais para a compreensão do tipo de energia que recebe de quem o rodeia e para o seu bem-estar.

Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade

Todos os seres humanos são naturalmente seres espirituais o que não implica necessariamente que professem uma religião. A espiritualidade pode resultar não só da religião, da fé e da oração, mas também, da meditação, da compaixão, do amor, do perdão, da natureza, das artes, e de todas as experiências que permitam a transcendência do ser humano. A investigação realizada pelo médico Lewis Terman, da Universidade Stanford, na Califórnia, que durante décadas acompanhou 1500 crianças, concluiu que a fé e a religião influenciam a longevidade. Sente-se realizado? O que o motiva? Consegue definir um propósito de vida? É de vital importância que se conheça bem a si próprio, de modo a canalizar as forças para enfrentar os desafios da sua saúde.

Mente-Corpo

A conexão entre o corpo e a mente é essencial para que o ser humano possa encontrar o equilíbrio e a cura. O nosso estado de espírito e a perceção dos acontecimentos influenciam diretamente o processo e a capacidade de reação do organismo ao stress. Saber ouvir as mensagem subtis do nosso corpo é o primeiro passo para manter um ótimo estado de saúde. Os nossos pensamentos e emoções podem nos levar à doença ou à cura. Tem consciência dos seus pensamentos e emoções? Através da meditação, de técnicas de respiração e de relaxamento é possível estimular as defesas do corpo e reduzir a tensão física e mental. Cultive essa harmonia entre o corpo e a mente para proteger a sua saúde.

Exercício e Movimento

O corpo humano está concebido para a ação. O movimento corporal está presente na vida mesmo antes do nascimento. A falta de exercício está diretamente relacionada com doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, osteoporose, entre outras. Apenas trinta minutos de exercício diário podem melhorar consideravelmente a sua saúde e qualidade de vida. É urgente reaprender a usufruir do movimento do corpo. Comece com pequenos exercícios e estabeleça metas progressivas.

Ocupação e Lazer

O ser humano tem necessidade de participar em atividades que lhe permitam exercer a sua capacidade criativa e intelectual, quer no trabalho, quer no lazer. Ter uma ocupação estimula a atividade física e mental. Para além disso, algumas destas atividades quando exercidas em grupo ajudam a combater o isolamento e a estabelecer relações de cooperação social. Deve existir um equilíbrio entre os momentos de ocupação e os de lazer de forma a constituírem-se como eixos da realização pessoal. Procure uma ocupação ou hobbie que o complete, que lhe permita expressar-se e que o faça sentir realizado.

Sono e Descanso

A importância de dormir remete-se à necessidade descanso, mas não só, pois durante o sono ocorrem vários processos metabólicos responsáveis por manter o organismo em equilíbrio. Por esse motivo, um sono tranquilo é essencial para que o corpo e a mente se manifestem na plenitude da sua capacidade. A insónia e a irregularidade do descanso conduzem muitas vezes à irritabilidade, à desconcentração e à depressão. Quantas horas dorme em média por noite? Tem um sono com qualidade? Procure que as suas horas de descanso sejam regulares e num ambiente confortável que propicie a tranquilidade.

Nutrição

Um corpo e uma mente saudáveis dependem também em grande medida de uma dieta rica e adequada. Por outro lado, a própria origem dos alimentos, a sua confeção e a quantidade ingerida são determinantes para uma refeição equilibrada. A obesidade, por seu turno, torna-se um flagelo cada vez mais frequente e tem um enorme impacto negativo na saúde e na qualidade de vida. Opte por uma dieta equilibrada e adaptada ao seu estilo de vida. Ouça as necessidades do seu corpo e coma conscientemente.

Meio Ambiente

O homem é parte integrante da natureza, deste modo, precisa de um meio ambiente saudável para ter uma vida salubre. O ambiente que nos rodeia influencia diretamente a nossa saúde e bem estar. A poluição sonora e ambiental, dentro ou fora de casa, pode provocar stress, insónia e perda de audição. A investigação científica sugere que a saúde também pode ser afetada pela luz, cor, cheiros e ruídos. Procure um ambiente tranquilo para trabalhar e descansar e elimine os aspetos tóxicos ou negativos.