Atualmente, vivemos num mundo de prazos, exigências e de um desespero geral para que de algum modo consigamos arranjar mais tempo no nosso dia-a-dia. Com isto, é demasiado fácil sentirmo-nos sobrecarregados, no entanto, há coisas que podemos fazer para conseguir serenar a mente. Para ficarmos em forma fisicamente, precisamos treinar e exercitar o nosso corpo de forma controlada e regrada. O mesmo acontece com a nossa mente, esta requer um treino diário. Apresentamos-lhe uma ótima maneira de construir uma mente feliz.

  • Meditação para acalmar a mente

Se sente que não tem tempo para meditar, então é algo que deve mesmo considerar fazer.

A meditação ajuda a acalmar a mente, a aumentar o foco e ajuda na gestão do tempo – uma curta prática diária de meditação irá permitir que seja mais produtivo. Apenas 10 a 15 minutos de meditação respiratória podem ajudá-lo a ativar o seu Sistema Nervoso Parassimpático (responsável pelo repouso e reparação) e a encontrar alguma calma.

Durante séculos, as pessoas usaram a meditação como ferramenta de ajuda a ultrapassar os pensamentos que muitas vezes levam ao stress. Hoje, a variedade de técnicas de meditação são surpreendentes, mas a base permanece a mesma: trazer paz ao corpo e à alma, e aumentar a consciência.

A meditação dá-nos o espaço necessário para que possamos entender melhor a nossa mente. Podemos aprender ativamente como transformar pensamentos negativos em positivos. Ensina-nos também como ultrapassar mentalidades negativas e a desenvolver pensamentos construtivos.

Benefícios da prática regular da meditação:

  1. Redução de stress e ansiedade;
  2. Capacidade de ativar o Sistema Nervoso Parassimpático (responsável pelo repouso e reparação);
  3. Melhor clarificação de pensamentos/ menor desordem mental;
  4. Regulação de pressão arterial alta;
  5. Melhor respiração;
  6. Dormir melhor (mais descansado e profundo)

Tente meditar de manhã cedo pois a maior parte das vezes esta é a altura mais calma e pacifica do dia. A apreciação é um processo ativo. É difícil acalmar a sua mente e focar a atenção num único ponto e portanto se considerar que a sua mente vagueia, seja paciente e traga o foco de volta. Crie um ambiente acolhedor e procure sentir-se confortável durante a prática.