Nada comunica melhor com cada célula do corpo e mente em como está seguro, do que a respiração. A maneira como respiramos é também uma forte indicador de sintomas como a ansiedade e potenciais ataques de pânico, independentemente daquilo que o levou a ter esse tipo de respiração. Uma respiração longa e lenta que mova o seu diafragma, comunica a mensagem oposta ao corpo – que você se encontra seguro.

Respiração Diafragmática

Pratique uma respiração diafragmática, certificando-se de que a sua barriga se move para dentro e para fora à medida que vai respirando, de forma oposta ao peito.

Pode começar a sua respiração permitindo que a arte de baixo da sua barriga expanda e depois imagine que à medida que a respiração lentamente continua, que a expansão da sua barriga foi para a zona em que sente as suas costelas. Mantenha a inalação lentamente, dirigindo-a para a parte de cima do peito. Depois, faça uma pausa em vez de suster a respiração e, lentamente permitir que a expiração comece na ordem inversa da inalação, com a parte superior e lateral do tórax esvaziando primeiro, seguindo pelo meio do abdómen e, finalmente, a sua barriga. Seja paciente consigo próprio enquanto pratica.

Ao inicio será normal ter que agendar intervalos de tempo de respiração regulares no seu dia-a-dia até que esta se torne um hábito. Reserve um tempo para si e para treinar a sua respiração.