Desde pequenos todos sabemos que a fruta é um enorme aliado da nossa saúde, dado que é uma fonte de vitaminas, minerais, fibra, água e antioxidantes. Assim aconselhamos que o faça da seguinte forma:

  • Comer fruta da época e biológica sempre que conseguir;
  • Variar nas cores ao longo da semana e no dia;
  • Comer pelo menos 3 peças por dia;
  • Evitar fruta em calda e os sumos das mesmas.

Estará a comer a quantidade certa?

Tal como em tudo na vida, no consumo de fruta deve ser feito de modo equilibrado, não devendo comer nem a mais, nem a menos. Vejamos:

  1. Se comer 1 ou 2 peças de fruta por dia estará a comer uma quantidade reduzida;
  2. Se passa o dia a comer fruta e de cada vez come mais de 2 peças de fruta está a comer a mais;
  3. Se come 1 peça a cada refeição, não nos parece que seja exagerado.

Todavia é preciso ter em conta as características únicas de cada indivíduo e ajustar o consumo de fruta às suas necessidades.

Antes ou depois das refeições?

Se no final da refeição não se sente enfartado e não fica com a barriga distendida é porque não faz grande diferença comer a fruta antes ou depois da refeição. Se, por outro lado, sentir estes efeitos e tiver uma digestão mais sensível, opte por comer a fruta antes da refeição ou só uma hora depois.

Atenção, não confundir fruta com frutos secos e oleaginosos, estes últimos fazem parte de um grupo diferente pois as suas características nutricionais são distintas.

Confira 5 Frutos Ricos e Essenciais que deve incluir na sua alimentação.