Coaching

O coaching é uma técnica de desenvolvimento pessoal e profissional que tem como principal objetivo conduzir a pessoa a encontrar as suas próprias soluções com base nos seus recursos. Consequentemente, a atingir as metas que pretende e a melhorar competências, comportamentos e atitudes que promovam uma melhor qualidade de vida e satisfação pessoal, social e profissional.

Este é um processo não diretivo. O psicólogo não opina, não sugere e não aconselha, serão os recursos internos da própria pessoa que o ajudarão na mudança. Procura sim, promover a compreensão e auto consciencialização dos recursos, favorecer a análise, reflexão, o desafio e a operacionalização, colocando questões em vez de dar respostas.

Com o coaching, as pessoas tendem a adquirir uma maior consciência do seu potencial e também dos seus limites, podendo reajustar-se de maneira a sair da sua zona de conforto e a enfrentar, com determinação, novos desafios.

A prática do coaching visa o desenvolvimento de determinadas características – de forma a tirar um indivíduo do seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória – sendo elas:

$

Autoeficácia;

$

Autoconfiança;

$

Autorrealização;

$

Esperança;

$

Otimismo;

$

Resiliência;

$

Superação;

$

Metas/ Prazos.

$

Potencialização de recursos;

$

Melhoria de competências/ Comportamentos/ Atitudes;

$

Qualidade de vida/ Satisfação pessoal e profissional