Acupuntura Médica

No Instituto de Medicina Integrativa dispomos de uma equipa médica com formação em acupuntura. A prática da acupuntura médica consiste na inserção de agulhas muito finas nos tecidos, permitindo modular o funcionamento do Sistema Nervoso, do Sistema Endócrino e do Sistema Imunitário.

Segundo a Sociedade Portuguesa Médica de Acupuntura (S.P.M.A.):

A Acupunctura exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas nos tecidos puncturados. Esta estimulação local provoca a libertação de uma série de substâncias que têm como efeito final o aumento da circulação local, com melhoria da oxigenação e do aporte de nutrientes aos tecidos (…). Actualmente sabe-se que a acupunctura tem efeitos profundos a todos os níveis do sistema nervoso, desde os nervos periféricos, medula espinhal e cérebro, nomeadamente a nível do sistema límbico (um conjunto de áreas do cérebro relacionadas com as emoções), do hipotálamo e da hipófise, bem como do córtex cerebral. Foi também bem estabelecida a actuação a nível de um conjunto de áreas do Sistema Nervoso Central, que quando activadas, inibem/ influenciam, a transmissão da dor desde a medula espinhal para o cérebro.

A acupuntura pode ser útil em diversas patologias, tais como:

$

Alterações do sistema músculo-esquelético:Lombalgias, cervicalgias, dor nos ombros e joelhos, dor ciática, torcicolo, contracturas, hérnia discal, tendinites, artroses, síndrome túnel cárpico, fibromialgia, entorses, artrite reumatóide

$

Alterações do sistema respiratório: asma, rinite alérgica, sinusite…

$

Alterações do sistema digestivo: obstipação, diarreia, vómitos, náuseas, gastrite, úlcera gástrica e duodenal, cólon irritável, doença de Crohn, colite ulcerosa…

$

Alterações do sistema nervoso: depressão, ansiedade, stress, distúrbio de pânico, perturbação obsessivo-compulsiva, fobias, insónias…

$

Alterações do sistema neurológico: dores de cabeça, paralisia facial, neuralgia do trigémio, vertigens, zumbidos, sequelas de AVC…

$

Alterações do sistema genito-urinário: ciclos irregulares, dores menstruais, impotência sexual, ejaculação precoce, incontinência urinária, bexiga hiperativa, cólica renal, má posição fetal, infertilidade…

$

Outras alterações: como tratamento complementar na quimioterapia e radioterapia, hipertensão, psoríase, eczemas, obesidade, celulite, desabituação tabágica.